top of page
Buscar
  • Foto do escritorgedis ufjf

II Ciclo de Conversações - 21 dias de ativismo contra o racismo

Atualizado: 4 de mar. de 2021


II CICLO DE CONVERSAÇÕES

CORPOS NEGROS IMPORTAM:

gênero, raça e classe com Lélia Gonzalez

- 21 dias de ativismo contra o racismo -

O dia 21 de março - Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, é, por nós, saudado, como em todo o mundo, por ativistas antirracistas e por direitos humanos quando muit@s organizam os 21 dias de ativismo contra o racismo.


Nesse ano de 2021, articulando os temas gênero, raça e classe, temos uma personalidade importante no cenário brasileiro e latino-americano que marca a resistência das mulheres negras: Lélia Gonzalez!

Na Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024), precisamos afirmar que corpos negros importam e denunciarmos que os corpos negros como alvos da violência, da violação de direitos e dos assassinatos estão na ordem do dia da luta antirracista contra um Estado genocida e sua necropolítica como afirma Achille Mbembe (2011). Por isso que nossa proposta de debate, articulando acadêmicas e acadêmicos, toma a questão de gênero, raça e classe, mas, em particular, das mulheres negras em suas diversidades e subjetividades, por ser o mês também de luta das mulheres. Assim, de forma interseccional, trataremos de um debate a partir do olhar da luta antirracista e, prioritariamente, das resistências dessas mulheres negras na sociedade brasileira.


Por isso e de forma resistente estaremos no dia 19 de março, em duas atividades acadêmico-políticas no mês de comemoração pelos dias das mulheres e da luta antirracista.


PROGRAMAÇÃO – 19 de março de 2021


RODA DE CONVERSA I: Das 16h às 17h

TEMA: Falando de Lélia Gonzalez: Gênero, Raça e Classe: questões metodológicas e de pesquisa para uma episteme negra


Convidadas:

Profra Elizabeth do Espírito Santo Viana (Socióloga e Mestre em História Comparada. Ativista história do Movimento Negro Unificado – MNU e primeira produção científica em forma de dissertação de mestrado sobre Lélia Gonzalez)


LOCAL: Plataforma Google Meet: meet.google.com/vtm-ixgk-bby


Texto de Apoio:

VIANA, Elizabeth do Espírito Santo. Relações raciais, gênero e movimentos sociais: o pensamento de Lélia Gonzalez 1970-1990. Mestrado em História Comparada (Dissertação). Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), 2006. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/34/teses/ElizabethDoEspiritoSantoViana.pdf Acesso em: 01 mar. 2021.


____. Lélia Gonzalez e outras mulheres: pensamento feminista negro, antirracismo e antissexismo. Revista ABPN, v. 01, n. 01, março-junho, 2010. Disponível em: http://bibliopreta.com.br/wp-content/uploads/2016/08/L%C3%A9lia-Gonzalez-e-outras-mulheres-Pensamento-feminista-negro-antirracismo-e-antissexismo-Elizabeth-do-Esp%C3%ADrito-Santo-Viana-Universidade-Federal-do-Rio-de-Janeiro.pdf Acesso em: 01 mar. 2021.


Vídeos de Apoio:

1. CULTNE - Lélia Gonzalez - Feminismo Negro no Palco da História. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WxB3SVZ2tzk&feature=youtu.be Acesso em: 01 mar. 2021.


2. Lélia Gonzalez - Ciência & Letras. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jGD_OLgzsPw Acesso em: 01 mar. 2021.


RODA DE CONVERSA II: Das 17h às 19h

TEMA: Por onde andam nossas pesquisas?: Produções negras importam e resistem


Convidad@s:

Pesquisador@s de graduação, mestrado e doutorado em Serviço Social da UFJF que tematizam sobre o(s) tema(s) do debate do evento


LOCAL: Plataforma Google Meet: meet.google.com/vtm-ixgk-bby


COMISSÃO ORGANIZADORA E COORDENAÇÃO:

Profra Dra Elizete Maria Menegat

Prof. Dr. Marco José de Oliveira Duarte

Profra Dra Sabrina Pereira Paiva

Estudantes e Pesquisadoras da Graduação e do PPGSS/UFJF


APOIO:

Grupo de Pesquisa Questão Social, Território e Serviço Social/CNPq/UFJF




FSS/UFJF NA LUTA FEMINISTA E ANTIRRACISTA!


OBS1: Abriremos a sala na Plataforma Google Meet as 15h:45m para começarmos nossa atividade as 16h em ponto.

OBS2: As inscrições serão feitas no dia do evento de forma online.

111 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page